quinta-feira, 29 de março de 2012

PLANETÁRIO

Foi proposta uma atividade pedagógica/cultural para as turma de Ts iniciais: conhecer o Planetário e assistir a programação "Jornada no Sistema Solar". Iniciamos no dia 15 de março um trabalho sobre este assunto. Primeiro um diagnóstico sobre o que já sabiam:

"Sol é uma bola de fogo; um planeta com fogo; com muitos vulcões." "Terra é um planeta habitado e redondo."
" Existem os planetas Plutão, Marte, Saturno e Noturno." "Um que não tem gente." "Tem planeta de água."
"É duas vezes maior que a Terra "
"Leva mais de mil anos pra chegar nele." 
"Satélite é uma antena que gira." 
"A lua tem fases, mas não sei como isso funciona."


Trabalhamos junto com a turma T3. Lemos alguns livros e vimos imagens sobre o assunto. Os alunos organizaram cartazes com suas primeiras observações. Noutro dia fizemos leituras mais dirigidas e foi possível construir um pequeno texto coletivo sobre o Sistema Solar, já identificando o Sol como a estrela mais próxima da Terra, o nome de alguns Planetas e sua localização em relação ao Sol, os movimentos realizados pela Terra e o que isso tem a ver com ser Dia ou Noite, e as diferentes estações do ano.

Dia 20 de março fomos ao Planetário. Veja algumas fotos.

Um comentário: